Delta Tic´s

O Instituto Delta TIC’s, formado pela união de empresas parnaibanas de TI, tem sua origem confundida com o próprio PHB TIC´s, sendo o Instituto um novo passo para a valorização da área e a continuação do plano para o melhoramento da classe de TI na cidade de Parnaíba, consequentemente, em todo estado do Piauí, por meio da inserção no cenário da comunidade acadêmica e do poder público. Sua fundação compreende a projeção de esforços dos empresários, pesquisadores e agentes do governo para tornar palpáveis medidas consideradas ideais para o crescimento do setor voltadas à economia, à qualidade de vida e ao campo de trabalho para os acadêmicos egressos em TI. Já em seu surgimento, o Delta TIC’s contempla uma série de inovações que se estendem desde sua estrutura organizacional, sua estrutura funcional e aos valores almejados.

Os principais valores dos Delta TIC´s são:

• Profissionalizar as empresas associadas por meio da adesão de inovação, responsabilidade social e empreendedorismo;

• Maximizar e compartilhar resultados do faturamento deste crescimento para que o setor se torne autosustentável, gerando oportunidades para o nascimento e a ascensão de novos negócios;

• Devolver à sociedade, por meio de contrapartidas sociais, valores humanos, qualidade de vida e oportunidades;

• Ser uma das portas para que a Academia possa ter seus resultados aplicados em forma de inovação;

A associação de empresas permite o desenvolvimento de um sistema equilibrado onde empresas de diferentes tamanhos e graus de estabilidade financeira podem somar-se em prol de um grupo estável, capaz de crescer de maneira rápida, organizada e, acima de tudo, autossustentável. No modelo proposto pelo Delta TIC’s, existe um sistema de equilíbrio financeiro que responsabiliza as empresas que faturam mais para que novas empresas em ascensão possam ser contempladas de estrutura, ambiente de negócios e investimentos propícios para o crescimento, reequilibrando o sistema.

Toda a estrutura do Delta TIC´s é voltada, acima de tudo, para o crescimento e a profissionalização das empresas associadas e, a partir deste crescimento, uma série de benefícios é direcionada à comunidade de TI (estudantes e profissionais), à comunidade local (através de ações sociais) e investimentos também são creditados à Academia (financiamento de pesquisas). Outro ponto de inovação do Instituto é a maneira de relacionar-se com os agentes, a Academia e o governo, por meio de interações e fluxos claros, seguindo o conceito de parceria. Neste contexto, a Academia é utilizada como geradora de inovação e o poder público local é visto, não mais como cliente, mas como parceiro e fomentador de novas soluções. Atualmente, o Delta TIC´s é composto por uma associação de sete empresas, que equilibram-se dentro das responsabilidades financeiras e sociais, além de seguirem um plano de negócios que vislumbra a um curto prazo um rápido crescimento.

O Instituto Delta TIC’s foi pensado com base no estudo de outros institutos, de experiências organizacionais acadêmicas e com foco voltado para a autossustentabilidade, o empreendedorismo e a responsabilidade social e, assim, todas as metodologias de gestão que tornaram possíveis que essas engrenagens girassem, estarão disponíveis neste site para que outras organizações possam levar este modelo adiante, aplicando, melhorando e contribuindo para o surgimento de novos mecanismos de investimentos na área de TI.

Para que fosse possível uma relação transparente, ética e autossustentável, foi pensada uma metodologia de gestão de venda de produtos e o desenvolvimento de novos negócios, os quais permitem o avanço local e compartilhado das empresas. Além das sete empresas, existe um plano de parceria para que novas empresas possam ser aderidas ao polo, desenvolvendo novos produtos. O importante é perceber que o instituto é uma associação empresarial e, desta forma, as empresas são o centro de todo o fluxo de negócios, inovação e contrapartidas sociais, bem como o foco principal de desenvolvimento financeiro.